PULPOU BLOG

O que você nunca deve fazer (e dizer) ao vender online

Ganhar espaço no mundo das vendas online não é uma tarefa fácil. Erros sem fim são cometidos no processo que podem desviá-lo de seus objetivos.

O comércio eletrônico tornou- se um dos poucos 'vencedores' do momento pandêmico. Muitos vendedores que já estavam imersos no mundo dos marketplaces aumentaram consideravelmente seus níveis de venda por meio desses canais. Ao mesmo tempo, muitos usuários foram forçados a interagir com esses formatos pela primeira vez.

Para ambos, vender online não é uma tarefa fácil e está se tornando cada vez mais complexo devido ao crescente nível de concorrência. Por ignorância ou simples ansiedade, muitos erros "não forçados" são cometidos podendo conspirar contra um bom início e um parco  desenvolvimento por meio desse meio de venda.

Estes são os 5 erros a evitar:

1) Promova sua marca ou site

Um dos primeiros - e grandes - erros que os usuários cometem é usar os mercados como um 'ponto de partida' para aumentar o tráfego para seu site. Algo que você precisa saber desde o início é que o vendedor é o menos importante em um site como o Mercado Livre, Amazon e outro semelhante. Usar o mercado como uma forma de promover o seu website ou sua marca lhe trará mais dores de cabeça do que benefícios.

As  plataformas,  esperam que você não faça isso. Se  o fizer, você será penalizado. É por isso que você deve evitar o uso de logotipos e URLs no título ou na descrição de seus  produtos. Existem outras alternativas mais eficazes para promover seus produtos além de muito mais rentáveis.   

2) Inventários sem estudo prévio

Se você não quiser acabar com sua garagem ou depósito cheio de produtos não vendidos, aqui vai outra grande lição: antes de fazer um estoque, certifique-se de saber qual é a demanda do produto. Isso é importante em qualquer instância do negócio; mas, acima de tudo, se você estiver dando os primeiros passos.

Antes de preencher o seu depósito, faça uma análise de como o produto que você tinha em mente se saiu durante o último mês nos mercados mais importantes. Isso vai lhe poupar dores de cabeça e permitir que um erro de cálculo não comprometa o futuro do seu negócio. Ferramentas como Pulpou podem ajudá-lo a aprender mais sobre a demanda específica de um produto e como ele é fornecido por diferentes fornecedores.

3) Margem de lucro

Nem preços muito altos, nem preços muito baixos. O terceiro erro mais comum é ter preços que não são competitivos. Tanto a supervalorização quanto a subvalorização podem tirar você do jogo. Não negociar levando em conta a concorrência não é uma opção válida em formatos onde o preço é um indicador chave que tornará seu produto mais ou menos visível aos usuários.

4) Descrições repetidas

Outro aspecto a evitar é usar  as mesmas  descrições  dos produtos fornecidos pelos fabricantes. Este é, sem dúvida, um dos erros mais comuns e mais autodestrutivos. Por quê? O fabricante também vende esses produtos online! Dessa forma, usar a mesma descrição do produto constitui o caso clássico de plágio. Além disso, usar novas  descrições de produtos aumenta muito a taxa de conversão.

5) Pense apenas no mercado local

As fronteiras não são mais um limite para seus produtos. Expanda seu mercado! Pensar apenas no mercado nacional, onde quer que você resida  vai limitar as chances de gerar um público mais amplo. Neste sentido, é fundamental traçar uma estratégia transfronteiriça aproveitando as vantagens logísticas, de gestão e de posicionamento que estas plataformas oferecem.


Fiquemos em contato

Vamos falar? Solicite uma apresentação personalizada online.

Em qual produto você está interessado?
Onde você nos conheceu?
Muito obrigado, recebemos suas informações e tentaremos entrar em contato em breve.
Algo salió mal, intenta nuevamente por favor.